Estolas de Penas

Muito famosas por serem usadas por noivas em festas de casamento, as estolas de penas ficam cada dia mais populares e são a primeira opção de adereços quando pensamos em confraternizações. Bem volumosas, podem ser de duas cores, enfeitadas com brilhos, com strass nas pontas, entre diversas outras opções de personalização. O limite é sua criatividade e estilo!


 
 

ORIGEM DAS ESTOLAS DE PENAS

Sabemos que as estolas são bem conhecidas e são as queridinhas para quem quer destaque em uma festa. Mas, você conhece sua história?

Há informações de que as primeiras estolas surgiram como um adereço de moda no Século 17 e tiveram seus altos e baixos na indústria da moda através do tempo, tendo até mesmo percorrido o patamar de um adereço elegante para de um considerado exagerado ou, até mesmo, vulgar. Apesar disso, estolas também passaram por diversas tendências da moda como a Era Vitoriana (entre 1890 e 1915), nos cabarets da década de 20, na era do Glam Rock dos anos 70, e recentemente nas raves dos anos 90.

Atualmente, são comumente utilizadas como adereços festivos em festas de casamento e aniversário, comemorações de datas festivas (como Halloween, por exemplo), confraternizações diversas, peças de teatro e dança, shows de música, ensaios fotográficos, composição de personagens e fetiches eróticos, entre muitos outros usos.



 

ARTESANATO E DECORAÇÃO

Além de adereços festivos, as estolas também podem ser utilizadas em decoração de festas e cenários diversos, como decorações de mesa de doces e bolos, cenários para ensaios fotográficos, salões de festa, decoração de ambientes temáticos, entre diversas outras ideias.

Para artesanatos, as estolas de plumas também são bastante utilizadas, como para decorar cúpula de abajures, fazer uma almofada de penas bem fofa e personalização de peças de roupas, por exemplo.



 

COMO CONSERVAR SUA ESTOLA DE PENAS

Uma das preocupações de manter um adereço estiloso como a estola de penas é a sua conservação, pois as penas são bem sensíveis, além de que algumas podem se soltar da peça com o passar do tempo.

O ideal é limpar as peças somente com um espanador - porém neste caso é necessário certa frequência, para que o pó não se acumule tanto. Caso você não goste ou não possa usar um espanador, também é possível passar um pano levemente úmido delicadamente sobre a peça, limpando qualquer sujeira que houver sem agredir muito a peça. Evite ao máximo lavá-las subersamente, pois as penas podem não voltar a ser como antes após molhadas.

Porém, caso não haja outro jeito, alguns cuidados devem ser levados em conta para a lavagem da estola:
- Nunca mergulhe a estola na máquina de lavar;
- Utilize água morna e detergente neutro;
- Esfregue gentilmente as penas com as pontas dos dedos até que a sujeira se solte por completo;
- Enxague a estola em uma bacia de água limpa ou em uma torneira de pouca pressão, para que não danifique a estrutura;
- Deixe-a esticada em um varal ou no chão até sua secagem total.

Caso você não consiga guardá-la esticada, uma boa dica é enrolá-la para que ela não deforme e nem amasse se guardá-la em um armário.

Uma dica para quando for usar sua estola é jogar vento quente com um secador nas penas por alguns segundos, pois isso ajuda as penas a ficarem bem definidas e soltas umas das outras.



 

COMO FAZER ESTOLA CABARET BURLESCO

Gosta de uma estola mais volumosa? Sem problemas, nós ajudamos você a transformar sua estola simples em uma bem robusta e volumosa! Vamos lá?

1. Separe 3 estolas. Elas podem ser da mesma cor ou de cores diferentes, como você preferir; 2. Una um lado das três estolas com a ajuda de um elástico, fita, barbante ou o que tiver em mãos. Essa parte ficará escondida;
3. Prenda as três estolas ou estique-as sobre uma superfície plana. Cuide para que fique um apoio ideal para você;
4. Trance as estolas como se fosse fazer uma trança de cabelo. Quando estiverem totalmente trançadas, una a outra ponta das estolas com a ajuda de um elástico.

Pronto! Você já pode arrasar com a sua estola de penas estilo cabaret burlesco!